Representando o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, iniciou, nesta quarta-feira (8), uma visita oficial ao Benin, na África Ocidental, com o objetivo de fortalecer as relações culturais, turísticas e históricas entre os dois países.
Durante a missão, que se estende até domingo (12), Tania Neres participará de reuniões em Cotonou, capital econômica do Benin, além de visitas a pontos históricos em Uidá e Porto-Novo, cidades de grande importância para a diáspora africana. A agenda incluirá também a participação no Festival das Culturas Ancestrais Vodun, uma celebração das tradições culturais e religiosas do Benin.
A visita ao Benim destaca o compromisso mútuo entre o Brasil e o continente africano em transformar suas conexões em oportunidades reais de cooperação, respeito mútuo e desenvolvimento, principalmente no campo do afroturismo e da ancestralidade. A missão visa reforçar os laços históricos e culturais entre os dois países, promovendo uma reconexão enraizada na identidade e na história compartilhada.