A cidade do Rio de Janeiro (RJ) sediará, no próximo ano, um dos maiores eventos internacionais de empreendimentos imobiliários voltados à hotelaria: o Sahic Latin America & The Caribbean, que acontecerá nos dias 24 e 25 de março na capital fluminense. O anúncio do retorno do fórum ao Brasil após 15 anos foi feito durante a conferência realizada esta semana em Lima (Peru), com a participação do Ministério do Turismo.
O encontro, que percorre há 18 anos diferentes capitais da região, reúne investidores, corretores, dirigentes de bancos e outros players do setor para apresentar perspectivas do segmento e promover sessões de networking sobre o desenvolvimento da indústria de hotéis. O Sahic promove a interação entre autoridades, empreendedores privados e executivos de grandes redes estrangeiras, visando fortalecer o setor.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o retorno do evento ao Brasil é um reconhecimento da nova imagem do país no exterior, como uma nação comprometida com a sustentabilidade econômica, ambiental, social e do turismo. Ele também mencionou que a operação do escritório da ONU Turismo no Rio tende a atrair mais eventos internacionais para o Brasil.
Na edição deste ano do SAHIC no Peru, o MTur, como patrocinador do evento, apresentou projetos do seu Portal de Investimentos visando estabelecer parcerias estratégicas. A plataforma digital lista oportunidades de negócios no setor hoteleiro e procura conectar empreendedores com o poder público. Atualmente, o sistema conta com mais de 60 iniciativas em 19 estados, representando investimentos de R$ 26,5 bilhões e a previsão de 118 mil empregos.
A diretora do Departamento de Investimento, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo do MTur, Viviane de Faria, que participou do encontro em Lima, comemora o fato de o Brasil sediar o próximo SAHIC e o interesse de grupos internacionais pelo país. Ela destaca a intensa colaboração do MTur com os diversos atores do turismo e ressalta que o momento atual do turismo brasileiro é propício para impulsionar novos negócios.