A bela Praia de Manguinhos em Búzios (Divulgação/Búzios)
O destino turístico de Búzios, no estado do Rio de Janeiro, está em ascensão com a recente parceria entre a plataforma digital Viver Búzios e o Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) para promover o turismo local. Nesta primeira etapa, estão planejados eventos para a imprensa especializada e profissionais do setor de turismo do Brasil.
Com aproximadamente 380 hotéis e pousadas, Búzios é um dos destinos mais populares do país. De acordo com dados do Conselho de Turismo da Costa do Sol (CONDETUR), a cidade recebeu 671.819 visitantes nacionais e 320.320 estrangeiros em 2023. Esse número expressivo também reflete o sucesso do turismo marítimo, com 95 escalas de transatlânticos na temporada 2023/2024.
“Com sua beleza natural e charme intemporal, este é o momento ideal para atrair turistas e investimentos para Búzios”, afirma Marcelo Conde, CEO do Grupo ST, responsável pela Plataforma Viver Búzios.
De acordo com a Omnibees, Búzios teve um aumento de 33% no volume de “room nights” em 2023 em comparação com o ano anterior. A cidade também está entre os três destinos turísticos mais desejados do Brasil para os próximos quatro meses, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas em Búzios é de 57% durante o ano todo, tornando-a um destino turístico constante, não sazonal.
“Os números mostram que devemos aproveitar esse crescimento e garantir que a cidade esteja bem organizada para atender de forma eficiente os turistas, veranistas e moradores”, observa Márcio Arouca, presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB).