Até o final deste ano, os passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional de Guarulhos terão à disposição uma nova opção de transporte para chegarem aos terminais em apenas seis minutos. Um monotrilho conectará a rede de trens de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos.
A assinatura para a implementação do sistema do tipo automated people mover (APM) ocorreu em setembro de 2021. A expectativa da concessionária GRU Airport, responsável pela administração do maior aeroporto do país, é de que a obra seja concluída até 2024. A estação de trem mais próxima dos terminais está a 2,5 km de distância.
Não perca as melhores promoções de hotéis, passagens aéreas e pacotes de viagens! Faça o download do aplicativo Melhores Destinos e viaje mais gastando menos!
Imagens iniciais do projeto foram divulgadas
O projeto de mobilidade em andamento proporcionará uma conexão ágil entre a Linha Jade, da estação da CPTM de São Paulo, e os terminais de passageiros do aeroporto. A obra incluirá a construção de uma estação em cada um dos três terminais e uma estação próxima à CPTM, sem custo adicional para os usuários!
Conhecido como “aeromóvel”, o monotrilho será suspenso em vigas de até 11 metros de altura. Ao todo, o sistema terá aproximadamente 2,7 km de extensão, com três veículos projetados para acomodar 200 passageiros cada um e capacidade para transportar até 4 mil passageiros por hora, de acordo com a GRU.
O investimento total para a obra é de cerca de R$ 370 milhões, com parte dos recursos vindos de repasses federais e outra parte proveniente do setor privado, conforme informações do Ministério Público Federal (MPF).
O projeto do APM, que há anos estava em pauta, foi novamente destacado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) durante o Fórum Internacional de Investimentos para o Turismo de SP, realizado em fevereiro para atrair investidores interessados em apoiar o setor.
Durante o evento, foram apresentados 34 projetos, com propostas que impactarão o turismo estadual, incluindo o hotel no Aeroporto de Guarulhos, a readequação do edifício Martinelli, uma arena de shows e hotelaria temática entre as avenidas Ipiranga e São João em São Paulo, além de hotéis no formato de multipropriedade em destinos do interior paulista.