O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo realizou sua primeira viagem, partindo da oficina de trens até a estação Washington Luís. Com energia proveniente de suas próprias baterias, o trem percorreu 1.200 metros e superou uma elevação de 15 metros, demonstrando sua autonomia e eficiência.
Durante o trajeto, foram realizadas verificações técnicas essenciais, como tração, freios, engates e suspensão, além de inspeções nas vias. Com 60,8 metros de comprimento e cinco carros, o trem tem capacidade para transportar até 616 passageiros e está equipado com ar-condicionado, iluminação LED e janelas panorâmicas.
O novo monotrilho foi projetado para operar de forma totalmente automatizada, com intervalos menores entre as composições. Seu sistema de baterias permite uma autonomia de até 8 km, garantindo mobilidade mesmo em caso de falta de energia.
A Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. Com previsão de conclusão para 2026, o projeto beneficiará cerca de 100 mil passageiros por dia, incluindo os viajantes que terão uma opção mais rápida para chegar em Congonhas.
Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre a primeira viagem teste do monotrilho. Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber mais notícias, dicas e promoções de lazer e viagens.