Conforme divulgado anteriormente, o Reino Unido passou a exigir a apresentação do ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) para todos os viajantes que visitarem os países da região, incluindo os brasileiros. No entanto, recentemente, a exigência do documento foi temporariamente revogada devido à insatisfação dos passageiros e companhias aéreas.
A solicitação do ETA deve ser feita online, com antecedência de até três dias úteis da viagem, e tem um custo de 10 libras. A regra se aplica a todas as nacionalidades, exceto cidadãos da União Europeia, que só precisarão se inscrever a partir de abril.
Para solicitar o ETA, os brasileiros podem acessar o site ou aplicativo oficial do governo britânico, e seguir o processo online. A aprovação leva cerca de 3 dias e não é necessário levar uma cópia física do documento ao viajar.
Ao chegar no Reino Unido, os viajantes com ETA aprovado ainda precisam passar pelo controle de fronteira e apresentar documentos de identidade. Além disso, devem comprovar fundos suficientes para sua estadia no país.
A autorização é válida por dois anos e permite múltiplas visitas curtas com duração de até seis meses por viagem. Após esse período, será necessário renovar a solicitação.
A revogação temporária da exigência do ETA para passageiros em trânsito foi bem recebida pelos turistas, e resta saber se será permanente ou temporária. Para mais informações, acesse a nota do governo do Reino Unido.