O aeromóvel que conectará a rede de trens de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos teve sua inauguração adiada mais uma vez e está previsto para começar a operar apenas em 2025. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a empresa responsável pelo projeto, Aerom Sistemas de Transporte, afirmou que o sistema ainda precisa passar por um processo de certificação e que a fase pré-operacional está programada para iniciar em janeiro, sem uma data definida para o início das operações completas com passageiros.
O projeto, denominado “people mover”, deveria ter sido iniciado em janeiro de 2022, mas com os sucessivos atrasos, a previsão foi adiada para o primeiro trimestre deste ano, depois para o segundo trimestre e, posteriormente, para o final de 2024. Caso os atrasos persistam, a Anac poderá aplicar uma multa ao GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos, uma vez que a data limite para o início das operações foi estabelecida para 18 de fevereiro deste ano.
Os trens destinados ao transporte de passageiros até o Aeroporto de Guarulhos já estão no local e passaram por testes. Quando estiver operacional, o aeromóvel poderá transportar até 2 mil passageiros por hora sobre trilhos elevados a até 11 metros de altura.
Atualmente, não há uma ligação direta entre a estação do trem e o aeroporto, o que obriga os passageiros a saírem da estação e pegarem um ônibus gratuito para chegar aos terminais, localizados do outro lado de uma rodovia, a aproximadamente 2,5 km de distância. A implementação do novo aeromóvel facilitará consideravelmente o deslocamento no aeroporto de Guarulhos, beneficiando tanto os viajantes como os trabalhadores locais. Não haverá custo adicional para utilizar o aeromóvel, sendo necessário pagar somente a tarifa convencional do trem, que será reajustada para R$ 5,20 a partir de 6 de janeiro de 2025.