A TAP, companhia aérea portuguesa, está prestes a ser novamente privatizada. Em 2015, a empresa foi vendida a David Neeleman, proprietário da Azul, mas o negócio foi desfeito pelo governo português. Agora, um dos principais interessados é o International Airlines Group (IAG), que controla diversas companhias aéreas, incluindo a Iberia e a British Airways.
Segundo o site Aeroin, o CEO do IAG, Luis Gallego, destacou que a integração das rotas para o Brasil e África seria benéfica para o grupo, considerando a forte atuação da TAP nesses destinos. Ele também mencionou o interesse em formar um hub duplo entre Lisboa (hub da TAP) e Madrid (hub da Iberia), possibilitando conexões mais diversificadas para os passageiros.
Atualmente, a TAP é a companhia aérea com mais voos do Brasil para a Europa, conectando 10 cidades brasileiras a destinos europeus com conexão em Lisboa. O programa de fidelidade da TAP, o TAP Miles & GO, é muito utilizado no Brasil, permitindo resgates tanto com a TAP quanto com empresas parceiras da Star Alliance. As rotas da TAP de Portugal para o Brasil incluem voos diretos de Lisboa e Porto para diversas cidades brasileiras, totalizando mais de 90 voos semanais.