Uma notícia agitou o mercado de aviação brasileiro nesta quinta-feira: a Latam estaria auxiliando a Voepass (antiga Passaredo) com um acordo financeiro para expandir seus slots e destinos atendidos. A informação foi inicialmente divulgada pelo Diário do Nordeste.
A possível colaboração da Latam com a Voepass é significativa, pois possibilitaria uma maior presença da Latam em rotas atualmente não operadas por ela, mas sim pela concorrente Azul.
No entanto, a Latam esclareceu em comunicado ao Melhores Destinos que não houve uma aquisição da Voepass, mas sim um apoio financeiro sujeito à análise do CADE. A parceria entre as duas empresas inclui um acordo de compartilhamento de voos (codeshare), permitindo aos passageiros viajar em ambas as companhias com um único bilhete.
Com este novo investimento, a Latam poderá atender a mais destinos com demanda menor ou limitações de infraestrutura nos aeroportos. A possível participação acionária da Latam na Voepass é apenas uma das opções em estudo para essa operação.
Por enquanto, as empresas permanecem separadas, mas com uma colaboração mais estreita através do codeshare. Os destinos atendidos pela Voepass para a Latam incluem Fernando de Noronha, Feira de Santana, Pelotas, Presidente Prudente, Cascavel e Chapecó, entre outros.Confira a nota completa da Latam: “A LATAM Airlines Brasil esclarece que não procedem as notícias sobre uma suposta compra da VOEPASS pela LATAM. As empresas, parceiras de codeshare, submeteram para análise prévia do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma operação de apoio financeiro da LATAM para a VOEPASS com otimização de seus slots para ampliar as opções de voos e destinos no mercado aéreo brasileiro. Uma eventual futura participação minoritária da LATAM na VOEPASS é apenas uma das opções de garantia para esta operação.”