Miami é o local de férias preferido de muitos brasileiros. Famosa por suas praias e lojas de desconto, a cidade tem muito mais a oferecer além de lazer e compras. Miami tem um cenário cultural vibrante, com museus, galerias de arte contemporânea, teatros e muito mais.
VEJA TAMBÉM: Wynwood: descubra o bairro que é uma galeria de arte ao ar livre em Miami
Em dezembro, a cidade normalmente recebe a Art Basel, a maior feira de arte contemporânea do mundo. Durante o ano, há muitas opções culturais para aqueles que procuram experiências artísticas.
O Adrienne Arsht Center e a New World Symphony são ótimas escolhas para quem gosta de música, dança ou teatro. O primeiro oferece tours gratuitos às segundas e sábados, ao meio-dia, com acesso exclusivo aos teatros, instalações de arte e vistas incríveis do skyline de Miami.
Adrienne Arsht Center e a New World Symphony (Foto: Gabriela Matina)
Com eventos ao longo do ano, o local se destaca por uma série exclusiva de jazz criada para a cidade, concertos ao ar livre na série Live on the Plaza, o maior Festival de Flamenco fora da Espanha e um programa de teatro local premiado. Também é a casa do famoso Miami City Ballet e da Florida Grand Opera. Além disso, realiza muitos eventos gratuitos ao longo do ano, enquanto os ingressos para eventos pagos começam a partir de $35.
A New World Symphony, por outro lado, é a casa da orquestra homônima e oferece os Wallcast concerts, que permitem ao público assistir a apresentações de música clássica ao vivo gratuitas projetadas na parede do prédio. Traga uma toalha, faça um piquenique e aproveite a experiência com amigos e familiares!
VEJA TAMBÉM: Mais do que luxo: hotéis que transformam destinos e comunidades
Além das performances da orquestra, o New World Center oferece tours guiados por $10 por pessoa, realizados às segundas e quartas-feiras, às 15h, com duração de 45 a 60 minutos.
Para os apreciadores de arte contemporânea, é recomendado reservar uma tarde para visitar o Rubell Museum e o Superblue, dois museus situados lado a lado no bairro de Allapattah.
Superblue (Foto: Gabriela Matina)
O Superblue apresenta obras que desafiam as concepções tradicionais de arte, destacando-se a instalação multissensorial em formato de labirinto de espelhos, da artista britânica Es Devlin, e Pulse Topology, de Rafael Lozano-Hemmer, composta por milhares de lâmpadas suspensas que brilham no ritmo do coração dos visitantes. A entrada custa $32, e crianças até 12 anos pagam $14.
O Rubell Museum, inaugurado em 2019, está instalado em seis antigos armazéns industriais. A coleção inclui artistas como Yayoi Kusama, Jean-Michel Basquiat e Keith Haring, além de uma biblioteca pública de pesquisa com mais de 40.000 volumes. A entrada custa $15, com desconto para menores de 18 anos, que pagam $10.
Um dos bairros mais interessantes da cidade é o Design District, um bairro criativo que une arte, moda, arquitetura e gastronomia, que vale a pena visitar mesmo que não seja para fazer compras. Além das lojas de marcas famosas como Chanel, Hermès e Dior, o local é uma galeria de arte ao ar livre.
VEJA TAMBÉM: 2025 e, Ainda estou aqui!
Institute of Contemporary Art (ICA) (Foto: Gabriela Matina)
No bairro está situado o Institute of Contemporary Art (ICA), o único museu de Miami com entrada gratuita. Lá, os visitantes podem ver obras que datam de 1960 até os dias atuais. O museu abre de quarta a domingo.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo