O Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou uma investigação criminal em relação ao incidente envolvendo um avião da Alaska Airlines, que teve um tampão da porta explodido em pleno voo no início do ano, causando uma grande crise para a Boeing. A agência governamental está examinando documentos e planeja entrevistar pilotos, tripulantes e passageiros.
A aeronave envolvida no incidente era um B737 MAX 9 e o piloto precisou fazer um pouso de emergência em Portland, Oregon. Embora não tenham ocorrido ferimentos graves, o Departamento de Justiça está investigando a situação. A Alaska Airlines afirmou que está cooperando totalmente com as autoridades e não acredita que seja alvo da investigação.
A Boeing se recusou a comentar sobre o assunto, mas a investigação deve se concentrar em determinar se o fabricante seguiu corretamente as recomendações de uma investigação anterior relacionada à série 737. Em 2021, a Boeing concordou em pagar US$ 2,5 bilhões para encerrar uma investigação sobre acidentes envolvendo voos da Lion Air e da Ethiopian Airlines.