Comparado a janeiro de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil apresentou uma expansão de 0,5% no mesmo mês de 2024, de acordo com dados do IBGE. No entanto, houve uma retração de 0,8% em relação a dezembro de 2023, após um aumento de 2,6% no mês anterior.
Em termos regionais, apenas quatro dos 12 locais pesquisados acompanharam essa queda na atividade turística nacional. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram os estados com influências negativas mais significativas, enquanto Ceará, Bahia, São Paulo e Minas Gerais registraram os principais avanços.
A expansão do índice de volume de atividades turísticas foi impulsionada principalmente pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes, serviços de bufê, locação de automóveis, espetáculos teatrais e musicais, e agências de viagens. Em termos regionais, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina foram os destaques positivos, enquanto Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Espírito Santo tiveram os principais impactos negativos no mês.
O transporte de passageiros também registrou crescimento em janeiro de 2024, com uma expansão de 2,9% em relação ao mês anterior, após quatro taxas negativas consecutivas. No entanto, em comparação com janeiro de 2023, houve uma retração de 5,6%, o terceiro revés consecutivo nesse indicador.